domingo, 9 de maio de 2010

Durante o mês de maio iremos trabalhar sobre a importância da água para o meio ambiente, fiz um resumo do meu projeto para colocar no blog, espero que ajude alguém em seu trabalho:
Projeto Meio ambiente
A importância da água
Duração: um mês:
Público alvo: Os alunos da escola
Justificativa:
A água é de grande importância para nossas vidas e precisamos preservá-la.
Olhando ao redor de nossa escola, percebemos a grande quantidade de lixo e de esgoto que são depositadas em nossos rios, podemos perceber também o desperdício da água encanada nas casas.
Este projeto será desenvolvido para alertar e ensinar as crianças de nossa escola sobre a importância de preservar a água. Pois a mesma é útil para a preservação do meio ambiente.
O mundo grita pela vida, e a água é a maior fonte de vida de nosso planeta
A água é a fonte de nossas vidas e da vida de nosso planeta.
Vamos preservar a água.



Objetivo:
Este projeto tem como objetivo:
- ensinar ao nosso aluno a importância da preservação da água,
- quais os estados que se apresenta (em estado líquido, gasoso e sólido),
- aonde encontrá-la,
- como chega a nossas casas,
- despertar interesse em economizar água valorizando-a sempre para que no futuro ela ainda possa existir,
- como é o seu ciclo natural,
- como podemos utilizá-la em nosso cotidiano,
- como deve ser consumida,
- como ela é tratada
- quais são os direitos da água.

Desenvolvimento:

- Plantar a horta e regá-la diariamente;
- Fazer o terrário;
- Fazer experiência como, por exemplo, a água suja e água limpa;
- Mostrar como a água evapora estado gasoso;
- Mostrar a água em estado sólido;
- Mostrar a água em estado líquido;
- Apresentar através de figurar diversas fontes de água (mar, lago, lagoa e etc.);
- Atividades a serem realizadas a partir das sensações das crianças, exemplo qual a cor da água, seu gosto, seu som em diferentes ambientes, tocar a água com diferentes substancias, qual é o seu cheiro;
- Através de gravuras, histórias e outros recursos incentivar a preservação da água;
- Ler e ensinar os direitos da água;
- Mostrar como a água é tratada através de cartazes;
- Como deve ser consumida;
-Como devemos e podemos economizá-la;
- Ler a história Cristalina que fala sobre o ciclo da água e seus ambientes naturais;
- Cada turma apresentar uma maquete feita com os alunos sobre os ambientes naturais da água (mar, rio, lago, lagoa e etc.);
- Fazer uma história em conjunto com os alunos sobre a preservação da água( produção de texto coletivo);
- Peça sobre a preservação da água
- Música (planeta água) ler sublinhar as letras trabalhadas em sala de aula e ensaiar para cantar na culminância


Culminância
- Exposição dos trabalhos dos alunos;
- Leitura do texto coletivo;
- Dramatização da peça ensaiada pelos alunos;
- Cantar a música Planeta água;


Nenhum comentário:

Postar um comentário